DO IT YOURSELF: capa para caderno

Logo no começo de ano durante a época de compra de materiais, sempre costumo ter dificuldade de achar cadernos que eu realmente gosto. Como...

Logo no começo de ano durante a época de compra de materiais, sempre costumo ter dificuldade de achar cadernos que eu realmente gosto. Como prefiro coisas mais simples, este ano eu resolvi comprar um caderno simples da Tilibra pra faculdade, já planejando em customizar a capa. Assim, ao invés do típico papel contact, resolvi costurar uma capa para o meu material (e acabei fazendo o da minha amiga também hah) e resolvi tentar ensinar para quem tiver interesse em modificar os materiais.



Leia os passos abaixo para aprender a fazer e ver mais fotos do resultado!



Materiais necessários:

001. 0,5m de tecido de sua preferência — para o meu caderno (com estampa chevron preto e branco), eu acabei usando tecido preto para a parte de dentro, então a opção é sua. O tipo de tecido que eu escolhi foi o tricoline (o preço varia de R$9 à R$20 ao metro, mas retalhos são mais em conta)
002. linha de costura — apenas uma da cor de sua preferência
003. um caderno — com ou sem espiral, qualquer caderno capa dura que você quiser encapar
004. uma fita métrica
005. uma tesoura de tecido
006. máquina de costura ou você pode até mesmo costurar a mão de você achar mais acessível

obs: as imagens aumentam ao clicar, então se você quer ver algum detalhe melhor, é só fazer isso. eu tentei explicar ao máximo, mas qualquer dúvida é só perguntar na página do face ou nos comentários.

Fazendo a capa para o seu caderno passo a passo:

&. passo número um — tirando as medidas
para medir o tamanho do tecido para cobrir a parte de fora do caderno, você deve passar a fita em volta do caderno fechado (se ele estiver aberto vai dar diferença na medida e o caderno não vai fechar quando você colocar a capa). passe a fita por volta das espirais também se tiver. contando toda a volta no meu caderno, tive a medida de 50cm. a imagem abaixo mostra como tirar a medida corretamente.


após isso, mede-se também a altura da capa. e também anota-se a medida da largura da capa por dentro, só o suficiente para chegar até a espiral (se não tiver espira no caderno, pode simplesmente medir até o meio do caderno), assim como mostra a segunda figura da foto abaixo.

lembrando que essas são as medidas do meu caderno, você deve seguir os passos para descobrir as respectivas medidas do seu próprio caderno

&. passo número dois — adicionando margem de costura e cortando os tecidos
no total, você irá cortar quatro pedaços de tecido. para ter mais noção de como ficará o resultado, você pode checar mais em baixo como fica o resultado.
peça #1: peça que cobrirá a parte de fora do caderno. (exemplo de medida: no meu caderno ficou 52cm x 24cm já com as margens adicionadas)

peça #2 e #3: essas cobrirão a parte de dentro do caderno. são duas peças porque você utilizará uma para a capa interna da frente e a outra para a capa interna de trás. (exemplo de medida: no meu caderno ficou 25cm x 24cm já com as margens adicionadas)


peça #4: bolso interno opcional (exemplo de medida: no meu caderno escolhi fazer ele 25cm x 14cm)

&. passo número três (se você quiser o bolso) — inserindo o bolso na peça #2

antes de pregar o bolso na peça #2, é importante que você dobre a parte superior e passe uma costura só para fazer um acabamento. ficando assim:


feito isso, prega-se a peça #4 sobre a peça #2, passando uma costura bem rente aos cantos. apenas o suficiente para deixar ela fixa para depois juntarmos essa peça com as outras.


&. passo número quatro — pespontando as bordas das peças #2 e #3

mantenha em mente que uma peça será do lado esquerdo e a outra, do lado direito, então se você quer a peça com bolso na parte de trás da capa frontal, costure do lado direito e a outra peça do lado esquerdo só para fazer o acabamento. novamente, dobre para trás todo o canto (aproximadamente 1cm) e passe a máquina. ele ficará assim do avesso considerando os traços são a área que você deve costurar:

&. passo número cinco — conecte as peças #2 e #3 à peça #1

alfinete bem as peças antes de costurar e sempre teste de está tudo do lado certo. considerando que você costura pelo lado invertido, você deve conecta as peças com a frente encarando a frente do outro tecido assim como mostrado na figura abaixo:


dentro da margem de costura de 1cm, costure toda a borda assim como mostra na figura, posicionando as peças como na forma acima. não esqueça de alfinetar as peças e deixaram elas bem peças pra evitar que você costure torto.
&. passo número seis —  revire o tecido e termine o acabamento

a peça está praticamente pronta. revire o tecido e ele deve ficar assim:


para não ficar esse tecido solto no meio, eu costurei essa parte dobrada e costurei bem ao meio, desta forma:


e pronto! é só colocar a capa no seu caderno ou livro. dependendo da grossura do livro, quando abrir vai sobrar um tecido no meio, mas nada que atrapalhe. é interessante você utilizar também couro sintético ou misturar tecidos.
&. prontinho!

eu demorei cerca de meia hora para fazer toda a peça, mas eu procrastino muito e preciso de uns breaks enquanto faço alguma coisa, então pode tomar menos tempo que isso. para o meu caderno, eu costurei um elástico na parte de trás da capa também.



e é isso! boa sorte! <3

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images